JOHN McLAUGHLIN & THE 4th DIMENSION

» Aconteceu

Crédito: Bianca Tatamiya Crédito: Bianca Tatamiya Crédito: Bianca Tatamiya Crédito: Bianca Tatamiya Crédito: Bianca Tatamiya Crédito: Bianca Tatamiya Crédito: Bianca Tatamiya Crédito: Bianca Tatamiya Crédito: Bianca Tatamiya Crédito: Bianca Tatamiya Crédito: Bianca Tatamiya Crédito: Bianca Tatamiya Crédito: Bianca Tatamiya Crédito: Bianca Tatamiya Crédito: Bianca Tatamiya Crédito: Bianca Tatamiya Crédito: Bianca Tatamiya Crédito: Bianca Tatamiya Crédito: Bianca Tatamiya Crédito: Bianca Tatamiya Crédito: Bianca Tatamiya

JOHN McLAUGHLIN & THE 4th DIMENSION

Gary Husband, Ranjit Barot, Etienne Mbappe

29 de março de 2016


Com uma carreira brilhante, que se iniciou nos anos 60 no Georgie Fame and the Blue Fames, McLaughlin integrou diversas e importantes formações do jazz e do rock. Ainda nos anos 60, passou por algumas das principais formações de jazz da época, como o Tony William’s Lifetime e o grupo de Miles Davis, gravando com o trompetista discos históricos como In a silent way, Bitches Brew e On the Corner, entre outros. Ainda no final dos anos 60, McLaughlin gravou importantes trabalhos solos, como os discos Extrapolation Devotion.

No inicio dos anos 70, John McLaughlin montou a Mahavishnu Orchestra, uma das mais importantes formações do jazz rock de então, que gravou discos seminais como The Inner Mountain Flame, Birds of fire Visions of Esmerald Beyond, e que tinha, em suas diferentes formações, nomes como Billy Cobhan, Jan Hammer, Jean-Luc Ponty, Narada Michael Walden e Jerry Goodman, entre outros. Em 1973, gravou com Carlos Santana o disco  Love Devotion Surrender, um tributo a John Coltrane.

Após a dissolução da Mahavishnu Orchestra, gravou uma série de ótimos álbuns solos e outros como Shakti with John McLaughlin -com o grupo tradicional indiano que fazia uma fusão acústica da música indiana  com elementos do jazz, sendo considerado um dos pioneiros da world music- e o histórico Trio, ao lado de Paco de Lucia e Al Di Meola, com quem lançou um dos mais conhecidos discos da música instrumental Friday Night in San Francisco, um verdadeiro clássico.

O guitarrista tem sido citado como influência de alguns dos mais proeminentes músicos. Ganhou o Grammy e diversas vezes foi escolhido como “Guitarrista do Ano” e “Melhor Guitarrista de Jazz”, por revistas como Down Beat e Guitar Player. Em 2003, McLaughlin foi eleito em 49º lugar pela Revista Rolling Stone entre os 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos. Em 2007, se apresentou no Crossroads Guitar Festival, a convite de seu idealizador Eric Clapton, em Bridgeview, Illinois. Em 2007, Jeff Beck disse que John McLaughlin era o maior guitarrista vivo e um dos principais músicos em atividade no mundo.

McLaughlin celebrou seus setenta e quatro anos de idade com o anúncio de um novo disco Black Light, ao lado de seu grupo, o 4th Dimension, com quem vem ao Brasil. O grupo tem em sua formação RANJIT BAROT (baterista indiano), ETIENNE M’BAPPE (baixista camaronês) e GARY HUSBAND (tecladista e baterista inglês)

» Compartilhe:

» Comentários

Nenhum comentário postado até o momento.

» Eu fui

Nenhuma foto enviada até o momento.

» Calendário de Eventos

» Newsletter

Cadastre-se para receber nossa newsletter e participar de promoções.

Nome:

Email:

© 2019 Opus Promoções